Portuguese English French German

Actualidade empresarial

Exportações de mobiliário atingem 276 milhões no 1º trimestre


Exportações de mobiliário continuam a subir em 2013

As exportações do setor de mobiliário e colchoaria aumentaram 5% no 1.º trimestre, face ao mesmo período de 2012, ultrapassando os 276 milhões de euros de vendas para 112 mercados, divulgou hoje a associação setorial.
  
Segundo a Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins (APIMA), nos últimos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) França continua a destacar-se como o principal mercado de destino das exportações setoriais, com uma quota de 30% e um volume de vendas na ordem dos 87 milhões de euros, embora registando um crescimento homólogo de apenas 0,2%.
 
Espanha manteve a tendência de queda, ao recuar 9% em termos homólogos, mas continua a ser o segundo principal parceiro comercial do setor português de mobiliário, com uma quota de 25%, correspondente a 73 milhões de euros de vendas.
 
Já Angola mantém a terceira posição do ranking, com uma quota de 12% das exportações (33 milhões de euros) e um crescimento homólogo de 21%.
 
De acordo com a APIMA, a taxa de cobertura do setor de janeiro a março é de 237%, superando os 165% do mesmo período de 2012, mantendo-se o saldo da balança comercial setorial superavitário em 168 milhões de euros, um crescimento homólogo de 37%.

Maio/2013
OJE/Lusa

top