Portuguese English French German

Actualidade empresarial

Turismo Português: caso de sucesso que vai resistir à Pandemia


Previum apoia o turismo interior: setor bateu records mas enfrenta desafio único

 

 

Nos últimos anos, Portugal bateu sucessivos records na captação de turistas e na exponenciação dos efeitos económicos deste setor.

 

Em 2019 atingiu os 16,3 milhões de turistas não residentes, crescendo 6 milhões em 5 anos. É uma evolução expressiva, mas ainda muito aquém dos valores de outros países: Espanha – 2º destino mundial na receção de turistas estrangeiros, acolheu 83,7 milhões em 2019 – e Áustria ou Grécia, países da nossa dimensão, receberam 28 e 33 milhões, respetivamente, o que só por si mostra que existe ainda amplo potencial para crescer. 

 

São números que catapultam as receitas do setor para mais de 18 mil milhões de euros (dados da Balança de Pagamentos divulgada pelo Banco de Portugal), tornando-o incontornável para a afirmação e sucesso do país em termos de emprego, dinamismo económico, estabilidade financeira e prestígio internacional.

 

As razões para esse sucesso são bem conhecidas: 

 

* A expansão do transporte aéreo (responsável por 56% de quota média mundial no transporte de turistas), no qual se destaca o fenómeno low cost.

 

* O aprimoramento dos produtos turísticos nacionais, procurando aprofundar a qualidade de estruturas e serviços, a diferenciação dos conceitos, o cariz endógeno, a sustentabilidade ambiental.

 

* O surgimento de novos fluxos de turistas, mormente relacionados com países economicamente emergentes, caso dos asiáticos e em particular os provenientes da China e Coreia.

 

* A penetração e disseminação das TIC/internet na promoção, distribuição, comercialização, gestão e consumo das atividades ligadas ao turismo.

 

* A atribuição de importantes galardões de reconhecimento internacional, em especial o de "Melhor Destino Turístico do Mundo" em 2017-18 e "Melhor Destino Turístico Europeu" em 2017-19.

 

* A estabilidade sociopolítica, e agora também o bom desempenho sanitário, proporcionando comparações positivas com outros países.

 

O surgimento da pandemia entravou este percurso de sucesso. Mas o desafio vai ser vencido, ainda que com a abertura de horizontes diferentes consoante os produtos e propostas turísticas. 

 

Ao longo do seu historial, a Previum tem realizado diversos trabalhos de avaliação económica, projeção estratégica e angariação de financiamentos, para empresas deste setor, sobretudo localizadas em regiões interiores. nesta fase difícil, continuamos ao lado dos empreendedores, mantendo a confiança nas capacidades deles e do País.

top