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Actualidade empresarial

Boom de vendas online em 2020, à boleia da pandemia


 Em 2020, Portugal subiu dois lugares, para o 40.º lugar, no ranking de comércio eletrónico da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), segundo um relatório publicado em Fevereiro de 2021 pela entidade.

 

 

 

 

 O documento refere que 75% dos Portugueses usam a internet, e destes 51% fazem compras online, ou seja, 38% da população total pratica esta forma de compra.

 

Suíça e Países Baixos lideram o ranking, em cujas 10 primeiras posições surgem 8 países europeus, mais Singapura e Hong Kong.

 

Num ano em que o comércio eletrónico em Portugal terá subido mais de 60% em relação a 2019, impulsionado pelas incidências da pandemia Covid19, aguarda-se uma reestruturação em muitos operadores de retalho, nomeadamente na cosmética e perfumaria, e no vestuário. Vários retalhistas de relevo têm vindo por todo o mundo a anunciar estudos e projetos de fecho de lojas físicas, correspondendo a um processo de avanço dado como irreversível - embora ainda gradual - para o online.

 

Porém, segundo informações de vários operadores da área de maior volume no comércio eletrónico nacional - o retalho de base alimentar - as quotas de vendas que o canal assume não excede os 3% a 5%, mesmo entre os players que há mais tempo começaram a investir nesta forma de aquisição. 

 

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