Turismo Português: caso de sucesso que vai resistir à Pandemia
Previum apoia o turismo interior: setor bateu records mas enfrenta desafio único .Nos últimos anos, Portugal bateu sucessivos records na captação de turistas e na exponenciação dos efeitos económicos deste setor. Em 2019 atingiu os 16,3 milhões de turistas não residentes, crescendo 6 milhões em 5 anos. É uma evolução expressiva, mas ainda muito aquém dos valores de outros países: Espanha – 2º destino mundial na receção de turistas estrangeiros, acolheu 83,7 milhões em 2019 – e Áustria ou Grécia, países da nossa dimensão, receberam 28 e 33 milhões, respetivamente, o que só por si mostra que existe ainda amplo potencial para crescer.

Actualidade empresarial
PT 2030 parece estar a atrasar-se
Portugal parece estar a atrasar-se na operacionalização dos fundos do Portugal 2030 - análise do jornal Expresso em 19 de Março de 2021.
A notícia carateriza de forma positiva o trabalho preparatório feito para implementar o PRR-Plano de Recuperação e Resiliência - a famosa «bazuca» europeia criada para alavancar uma recuperação forte e decisiva pós Pandemia Covid19 - colocando-o mesmo à frente de outros países da União, ainda que porventura assente numa conceção e orientação que pode ser menos promissora que outros, como o "España Puede" dos nossos vizinhos, que se articulou desde início com o mundo empresarial e para o qual se vira de forma mais comprometida e direta.
Mas o mesmo não estará a acontecer com o PT 2030. Embora o Governo continue a apontar para o surgimento dos primeiros concursos de incentivos no 4º trimestre de 2021, a negociação com Bruxelas ainda não avançou e só avançará quando estiver delineada a repartição pelos Programas Operacionais e concluído o período de consulta pública que se prevê levar a cabo.
Boom de vendas online em 2020, à boleia da pandemia
Em 2020, Portugal subiu dois lugares, para o 40.º lugar, no ranking de comércio eletrónico da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), segundo um relatório publicado em Fevereiro de 2021 pela entidade.
O documento refere que 75% dos Portugueses usam a internet, e destes 51% fazem compras online, ou seja, 38% da população total pratica esta forma de compra.
Suíça e Países Baixos lideram o ranking, em cujas 10 primeiras posições surgem 8 países europeus, mais Singapura e Hong Kong.
Num ano em que o comércio eletrónico em Portugal terá subido mais de 60% em relação a 2019, impulsionado pelas incidências da pandemia Covid19, aguarda-se uma reestruturação em muitos operadores de retalho, nomeadamente na cosmética e perfumaria, e no vestuário. Vários retalhistas de relevo têm vindo por todo o mundo a anunciar estudos e projetos de fecho de lojas físicas, correspondendo a um processo de avanço dado como irreversível - embora ainda gradual - para o online.
Porém, segundo informações de vários operadores da área de maior volume no comércio eletrónico nacional - o retalho de base alimentar - as quotas de vendas que o canal assume não excede os 3% a 5%, mesmo entre os players que há mais tempo começaram a investir nesta forma de aquisição.
A PREVIUM intensifica o apoio à internacionalização
A PREVIUM - CONSULTORIA, LDA. organizou e realizou, ao longo do ano de 2014, diversos estudos de mercado para acções de internacionalização, recuperando uma área com tradições no seu historial.
Continuar...Ranking Europeu da Inovação
Nível de inovação da UE aproxima-se cada vez mais dos níveis de inovação do Japão e dos EUA
Continuar...